A problemática dos incêndios rurais é recorrente da nossa atualidade e, também, tema de debate no 8th International Wildland Fire Conference, de 16 a 19 de maio de 2023, na Alfândega do porto
Todos os anos, a nível mundial, somos fatigados pelos fogos descontrolados, com consequências cada vez mais graves. Seja a pensar no impacto ou da perda de biodiversidade dos ecossistemas, do capital humano, do valor económico ou nas emissões de carbono, é necessária uma reflexão profunda e global na forma como são geridas estas catástrofes.
Com a chancela da AGIF -Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais - e do International Liaison Committee (ILC), esta 8ª edição reuniu peritos, investigadores, decisores internacionais e outros stakeholders, ao longo de quatro dias, para constituir o Landscape Fire Governance Framework, um modelo de gestão dos incêndios rurais – que foi apresentado no encerramento do evento. O Secretário-geral das Nações Unidas - António Guterres - o Vice-Presidente da Comissão Europeia - Frans Timmermans - e o Presidente da República Portuguesa - Marcelo Rebelo de Sousa –participaram no encontro via vídeo.
Paralelamente, outros momentos chave marcaram a passagem da Conferência pela invicta: o Cocktail e Jantar da Conferência tiveram lugar no dia 18, no Palácio da Bolsa; a Visita Técnica à REN - Parque Serras do Porto; e os restantes eventos de networking, em exemplo a visita ao WOW - World of Wine.
+ 55 sessões
+ 1300 participantes
+ 90 países representados
+ 200 Oradores
+ 40 Expositores
+ 280 E-Posters
+70 Comunicações Orais
Leading:
- Gestão global da conferência